Contribua com a educação Anuncie veja o mídia                 Erros -Comunique-nos por favor                  Atualização: 01-09-2017

Turismo regional

Onde estou> HOME

São José dos Campos - SP - Brasil

 

HOME

VOLTAR PARA TURISMO

Escolha seu roteiro

 

Circuito do Alto Paraíba

 

Circuito Serra da Mantiqueira

     

Circuito Rota da Fé

 

Circuito Vale Histórico

 

Circuito Costa Verde

 

Circuito das Águas

 

Circuito Turismo Rural

 

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

 

Circuito Caminhos do Tietê

 

Circuito das Frutas

Águas de Lindóia

Amparo

Lindóia

Monte Alegre do Sul

Serra Negra

Socorro

Campos do Jordão

Santo António do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Boa Viagem

Serra da Mantiqueira

 

O Circuito turístico da Região Serrana da Mantiqueira abrange as seguintes cidades:
Gonçalves (MG), Lavrinhas, Redenção da Serra, Santo António do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

 
Campos do Jordão, por ser uma cidade conhecida mundialmente, torna-se o centro das atenções desta região rica em história, natureza e clima, já comparado e considerado superior em relação à região de Davos Plaza, nos Alpes Suíços e seu grau de oxigenação e ozona superior ao de Chamonix, famosa estância Francesa, pela pureza de seus ares. Campos do Jordão apresenta vantagens sobre a maioria das estâncias climáticas Brasileiras, em virtude de o seu clima ser tropical de montanha, o que faz com que o sol esteja presente em quase todos os dias do ano.
Campos do Jordão, assim como todas as outras cidades da Região Serrana da Mantiqueira, apresenta uma topografia bastante acidentada.


Campos do Jordão é a principal Estância de Inverno do Estado de São Paulo, em virtude da quantidade de público que recebe nos meses de alta temporada de inverno que vai de Maio a meados do mês de Agosto.


Do ponto de vista turístico, a cidade apresenta uma grande variedade de atrações, a saber: Palácio Boa Vista (residência de inverno do Governo do Estado de São Paulo), a Estrada de Ferro Campos do Jordão/ Pindamonhangaba (cujo percurso é um colírio para os olhos), Horto Florestal, Gruta dos Crioulos, Ducha de Prata (Quedas D'água para  apreciar e venda de artesanatos), antigas Igrejas e Mosteiros. A região também é conhecido por sua malharia artesanal e por seu  chocolate.
Outro importante evento de Campos do Jordão é o "Festival de Inverno", atração de renome internacional.


Santo António do Pinhal, com pouco mais de 8 mil habitantes, é uma estância climática, que faz divisa com a cidade de Gonçalves, já no Estado de Minas Gerais e a cidade de Campos do Jordão.
Uma das atrações mais procuradas nesta cidade é o pacote da viagem de trem até Campos do Jordão. São 19 km de várias paradas em pontos turísticos da região. Para os aventureiros o Pico Agudo, que fica a 9 km do centro da cidade, com uma altitude de 1.700 metros, proporciona uma visão de 360°, avistando-se desde a Pedra do Baú, situada no município de São Bento do Sapucaí, até quase todo Vale do Paraíba, onde, a olho nu, em dias claros, se pode avistar desde a cidade de São José dos Campos até à cidade de Aparecida do Norte. Os adeptos do Vôo Livre consideram este local ideal para seu esporte. Santo António do Pinhal também é rico em natureza, oferecendo inúmeras cachoeiras, trilhas, mirantes e fontes de água natural.


São Bento do Sapucaí, é outra atração da Região Serrana da Mantiqueira. Possuidora de uma rica bacia hidrográfica, com muitos rios, ribeirões e cachoeiras inseridas em muitos relevos montanhosos e uma significativa vegetação nativa, é conhecida como a "Cidade Aventura". Além de suas atrações naturais, a cidade ainda nos apresenta alternativas culturais, como a Casa do Artesão, o Bairro do Quilombo (Espaço Arte no Quilombo), Igreja Matriz, trilhas e trincheiras da Revolução de 1932, casarões antigos e a Agroarte (Artesanato com fibra de bananeira), além de ser rica em manifestações culturais, festas religiosas como a semana Santa, Corpus Christi e outras.

Também seu carnaval é muito apreciado pelos seus visitantes.

A cidade se localiza a uma altitude média de 920 metros, acima do nível do mar.


Outras cidades, como Gonçalves (MG), Lavrinhas e Redenção da Serra, também compõem para o nosso estudo histórico/cultural da "Região Serrana da Mantiqueira", para maiores detalhes sobre todas as cidades conheça o "Compêndio Região Serrana da Mantiqueira", disponível para download na página Inicial da Gazeta Valeparaibana.
 

A única possibilidade de nos eternizamos nesta frágil vida, é plantando boas sementes.

É a melhor herança que deixamos!  

GOSTOU? Chame os seus amigos para se juntarem a nós! Tweetar  

Projeto iniciado em 2007 - Ultima atualização geral em 01.01.2017
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em microfilme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro S.J.C. - SP

Copyright©Gazeta Valeparaibana