Mais águas minerais Mais roteiros
Circuito Roteiro dos Bandeirantes
Boa Viagem
|
Jaguariúna
Jaguariúna é agraciada em seu território por três Rios, a saber Rio Atibaia, Rio Jaguari e Rio Camanducaia, afluentes do Rio Piracicaba, que por sua vez é um dos afluentes do Rio Tietê.
Assim, suas terras sempre foram consideradas de muita fertilidade, aliado ao fato de localizar-se entre o planalto atlântico e na depressão periférica (Bacia do Paraná) na parte ocidental.
Esta fertilidade também se dá porque na parte de planalto atlântico as rochas são cristalinas, com predominância de granitos e gnaisses, com solos de salmorão e massapé.
Na parte da depressão periférica, os terrenos são sedimentares com algumas rochas basál- ticas, originando a terra roxa.
A vegetação na região já foi mais densa, constituída pela floresta tropical semidecidua de mata latifoliada e mata ciliar ao longo dos três rios, mas, que, devido à cultura do café, foram largamente devastadas.
Sob o aspecto turístico, além de seus rios, Jaguariúna mantém vivo um significativo acervo histórico-arquitetônico, como a Igreja Matriz centenária de Santa Maria, a Ponte Pedro Abrucez Mogiana e a Pousada Vila Bueno, datadas do ano de 1880.
Também, Fazendas Históricas como a Fazenda da Barra, a Fazenda Santa Úrsula e a Fazenda Serrinha também apresentam diversas atrações e podem ser visitadas.
Para maiores detalhes sobre esta cidade aconselhamos a leitura do Volume 4 do Compêndio Cone Leste Paulista "Região Bragantina", disponível para download na "Nossa biblioteca". |
GOSTOU? Chame seus amigos para se juntarem a nós!
Juntos seremos mais fortes!
Informar para educar - Educar para formar - Formar para transformar
Produzir um site dirigido á educação do cidadão demanda muitos recursos e os leitores são essenciais para garantir
que esse trabalho de qualidade continue existindo. Apoie a Gazeta!
CONTE-NOS COMO PODEMOS MELHORAR > Fale conosco
site atualizado em 01-02-2020
TODOS OS DIRETITOS RESERVADOSGAZETAVALEPARAIBANA-2007