HOME

 

Escolha seu roteiro

 

Circuito do Alto Paraíba

 

Circuito Serra da Mantiqueira

     

Circuito Rota da Fé

 

Circuito Vale Histórico

 

Circuito Costa Verde

 

Circuito das Águas

 

Circuito Turismo Rural

 

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

 

Circuito Caminhos do Tietê

 

Circuito das Frutas

 

=============================

Escolha seu roteiro

Águas de Lindóia

Amparo

Lindóia

Monte Alegre do Sul

Serra Negra

Socorro

Campos do Jordão

Santo António do Pinhal

São Bento do Sapucaí

 

Cone Leste Paulista - Vale do Paraíba - Serra da Mantiqueira

O Cone Leste Paulista é uma expressão que ainda não consta em nenhum livro de geografia, mas, desde o ano de 1996, tem sido amplamente usada para se referir às cinco Regiões cujo desenvolvimento tem merecido a atenção do Governo Estadual e que por si sós têm efetuado esforços para um maior desenvolvimento, seja na área tecnológica, seja no mercado turístico internacional.

Assim, compreende-se que as regiões que compõem o "Cone Leste Paulista" são Vale do Paraíba Paulista, Litoral Norte Paulista, Região Serrana da Mantiqueira, Região Bragantina e Região Alto do Tietê.

Situado no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, o Cone Leste Paulista é marcado por seu desenvolvimento econômico e tecnológico, apresentando também um grande potencial turístico, onde nos oferece o melhor clima de montanha do mundo, um Litoral preservado e com muitas das suas praias ainda virgens, uma região histórica de grande valor, na formação do Brasil, águas termais cujo valor é reconhecido internacionalmente, cidades históricas que nos propiciam as belezas do que há de melhore em Turismo Rural do Brasil, fazendas históricas da época áurea do Ciclo do Café, trilhas, uma bacia hidrográfica de rara beleza, com seus rios, riachos, cachoeiras, trilhas, sem falar do turismo tecnológico (Negócios).

Além do exposto, também suas tradições e festas populares, ainda nos dias de hoje, fazem parte dos festejos regionais da grande maioria das cidades,onde, em muitas delas,é feito de  igual forma, como eram festejados há mais de 4 séculos.

Novas atividades econômicas, fora a tecnológica, estão despertando para um maior desenvolvimento regional e vêem merecendo da parte dos Governos Municipais e do Estadual atenção redobrada; é o turismo rural (fazendas de Café) e o turismo histórico (cidades históricas). Atividades que além de capazes de fixar o homem em sua região, podem contribuir para que cidades mais distantes do eixo de escoamento de mercadorias (Via Dutra), possam se desenvolver com seus próprios recursos, direcionando para lá pessoas que buscam um contato mais íntimo com a natureza e que apreciam, o que o campo nos pode propiciar de paz e harmonia e conhecimento histórico.

Para tanto, preparamos algumas matérias, cujo direcionamento se encontra no lado direito da tela, sobre os pontos turísticos mais importantes do Cone Leste Paulista.

Vale a pena conhecer.