A Nossa Língua Portuguesa

Nesse mês de junho temos a celebração do dia da língua portuguesa.

A data de 10 de junho  celebra a Língua Portuguesa, comemorada  em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem a Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas, cuja morte ocorreu nesse dia em 1580. Camões foi um dos maiores poetas da língua portuguesa e um dos mais importantes autores da literatura lusófona. A data comemora também o dia de Portugal e das comunidades portuguesas. Mas temos também o dia 05 de maio onde se comemora o Dia da Língua e da cultura Portuguesa entre os países lusófonos, e o dia 05 de novembro que é o Dia Nacional da Língua Portuguesa. Várias datas para comemorar aquele  que é o 5° idioma mais falado do planeta. São 250 milhões de pessoas falando o português e 80% delas estão no Brasil.

A língua portuguesa nasceu na velha Gallaecia  romana, e foi levado para várias regiões do mundo, Ásia, África e América  a partir do século XIV e XVI, com a construção do império português além-mar. Atualmente, o português é língua oficial de  nove países espalhados por quatro continentes. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial. Apesar da incorporação de vocábulos nativos, de modificações gramaticais e de pronúncias próprias de cada país ou região, a língua mantém uma unidade com o português de Portugal.

Desde 1986 o português é uma das línguas oficiais da Europa. É a língua falada por portugueses, brasileiros, alguns países africanos e até na Ásia. A língua oficial do Mercosul. É um elo de ligação da lusofonia. Lusofonia é sinônimo de língua, história, cultura, sentimentos. É herança que une comunidades espalhadas pelo mundo. Mesmo com as diferenças linguísticas, continua sendo sentido como uma só língua. Pela importância da língua ela é tida como disciplina escolar obrigatória nos países do MERCOSUL, fora os lugares em que ela é falada de forma não oficial. A língua é um laço a unir pessoas de vários países, continentes e lugares mundo afora. Olavo Bilac já dizia “A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo”,.

A língua é um fator determinante  de união e de entendimento entre os países que fazem parte da CPLP( Comunidade dos países de língua portuguesa). Há que se comemorar o dia internacional e aproveitar esse momento para realizar ações culturais políticas e sociais, que nos façam perceber a importância da lusofonia não só para a comunidade lusófona, mas para a sociedade em geral.

A língua nos une a todos. A diversidade cultural, linguística, religiosa etc, não exclui o fato de que todos tem com o português uma forte relação. Fernando Pessoa disse que a língua portuguesa  é uma língua universal e que possui três requisitos básicos, a facilidade com que é aprendida, o número de pessoas que a fala, e ser o mais flexível possível. Concordo inteiramente com ele. A língua portuguesa é umas das poucas línguas que se enquadram como universais.

Através da língua expressamos nossas emoções, sentimentos, desejo, aflições. Temos mesmo é que comemorar a língua Portuguesa e a sua importância histórica e cultural para os países e diásporas falantes do português, temos que comemorar e propiciar eventos e encontros que garantam e afirmem essa importância para o mundo. O português é o idioma que mais cresce na Europa, na África e na América do Sul.

A língua de Camões se torna cada vez mais importante e mais falada no mundo. A importância de datas como essa serve para reforçar o valor e as discussões sobre a língua, nos levando a refletir sobre sua importância no mundo, nas nossas vidas e na nossa história.

Mariene Hildebrando

Email: marihfreitas@hotmail.com

Página Inicial

 

Todos os jornais PDF

 

Compêndios (PDF)
- Vale do Paraíba Paulista
- Região Serrana da Mantiqueira
- Litoral Norte Paulista
- Região Bragantina
- Região Alto do Tietê
- Manual Ecológico

- Relatório COP21 (Inglês) - Paris 2015/30

 

Matérias Fixas

- Turismo no Est. de São Paulo
- Cone Leste Paulista
- Região Metropolitana de São Paulo

 

Regiões/Culturas/Turismo
- Circuito das Águas
- Circuito Alto Paraíba
- Circuito Mantiqueira
- Costa Verde
- Caminhos do Tietê
- Rota da Fé
- Rota dos Bandeirantes
- Turismo Rural
- Vale Histórico
- Festas e Festivais
- Cortejos
- Danças
- Romarias
- Música de Raiz Vale do Paraíba
- Folguedos

 

Biblioteca de Projetos

 

Gazeta Valeparaibana

Expediente

Redação

Administração

Redes Sociais

Facebook

Vk

Twiter

Faça a sua doação

Mensal

Anual

Recicláveis

Você Leitor

Quer ser um voluntário?

Novos autores

Fale conosco

Outras facilidades

Sua opinião

Tribuna Popular (reclamações)

Turismo