Grandes figuras da música ocidental VII

Puccini

 Em artigos passados falamos de Verdi e Wagner, seguramente os dois compositores de ópera mais importantes no séc. XIX. Os dois foram responsáveis pelo crescimento do gênero, e influenciaram diretamente uma geração de compositores de ópera. Falaremos de alguns dos compositores que foram diretamente ou indiretamente influenciados por esses dois grandes mestres.

 O primeiro deles que escolhi foi Giacomo Puccini.

Puccini acabou se tornando um dos mais executados compositores líricos até hoje. A capacidade que ele teve de atingir diretamente o coração do público é impressionante. Tenho certeza que mesmo quem não conhece nada de ópera já ouviu algumas de suas árias (que são uma espécie de canções) de suas óperas.

Citando duas delas aqui:

Nessun Dorma (da ópera Turandot) https://youtu.be/suj-2sbSFKs   e O mio babbino caro (da ópera Gianni Schicchi) https://youtu.be/JKh_m6t9ukQ

A ópera é um gênero que desperta paixões porque ela conta uma história, é uma novela, uma peça de teatro contada através de música. Na ópera italiana, Verdi, ainda na estética do séc XIX, usava histórias baseadas em romances ou novelas já de certa maneira consagradas. As histórias em geral se passavam em períodos anteriores ao seu contemporâneo.

No final do séc XIX apareceu um movimento no mundo da ópera, que pretendia trazer os textos mais próximos à realidade, ao dia-a-dia contemporâneas. Foi chamada de Verismo em italiano, que pode ser traduzido como Realismo.

Vários outros compositores iniciaram o movimento, mas talvez o mais bem sucedido representante desse movimento seja Puccini.

 Puccini nasceu em Lucca. Itália dem uma família que vinha de uma “dinastia" de músicos. Por muitas gerações o ofício foi passado de pai para filho.

No início como compositor suas óperas traziam o estilo da grande ópera verdiana, porém já no seu terceiro título Manon Lescaut, sua inquietação estética já prenunciava a grande guinada da ópera italiana nas suas mãos. Com personalidade própria mas “antenado" com a grande revolução estética na música como um tudo que aconteceu na virada do século XIX para o XX. Puccini ousou ao impregnar a tradição italiana com a  música austro-germânica, francesa, a música oriental.

 Segue um resumo de suas óperas a partir do terceiro título, os dois primeiros (Edgar Le Villi) apesar de serem bem bonitos, não são tão característicos da sua obra, ainda muito ligadas à tradição.

 Manon Lescaut - História baseada no romance de 1731 “A história do cavaleiro Des Grieux e de Manon Lescaut” de A. Prévost. Uma história de amor, traição, ganância, luxúria, punição, e morte. Todos os ingredientes perfeitos para um sucesso. Nas mãos do jovem Puccini uma ópera eletrizante, acrescentando a paixão italiana à leveza e sensualidade da novela francesa. Foi sucesso imediato, e iniciou a carreira brilhante do compositor. https://youtu.be/nfkyb2WvApE

 La bohème - Uma das óperas mais populares de todos os tempos. Uma história trágica de amor entre jovens com todos os ingredientes da boêmia. Um escritor que se apaixona por uma florista, com encontros e desencontros, ciúmes, paixão, um pintor que se apaixona por uma cortesã, a amizade, a miséria, a fartura, e a morte prematura da heroína. Uma música linda do começo ao fim, também baseada em um romance francês, “A vida boêmia” de Henri Murger de 1851. https://youtu.be/mrxraOXOals

 Madama Butterfly - História comovente de uma jovem japonesa iludida por um oficial americano num casamento falso. Ela acaba se matando ao perceber que fora iludida.  Crítica contundente à arrogância americana baseada na peça de teatro homônima de David Belasco. Uma das mais emocionantes óperas do compositor. Também uma das mais executadas até hoje. https://youtu.be/3stgof-xyN0

 Tosca - Uma trágica história de amor com pano de fundo político. Baseada em uma peça de V. Sardou se passa na época da derrota de Napoleão em Roma. Um pintor revolucionário é o par romântico de uma cantora ciumenta. O chefe de polícia usa o ciúme de Tosca para prender e torturar o pintor tentando descobrir o paradeiro de um companheiro deste. Num desfecho emocionante, Tosca depois do assassinato de seu amor se joga do alto de um castelo. Cena essa que ficou famosa. Uma música forte e de texturas inovadoras. Também sucesso imediato e é encenada até hoje. https://youtu.be/DnO7FBS1akI

 La fanciulla del West - Uma encomenda do Metropolitan de N. York. Também baseada em uma peça de D. Belasco. Uma história de amor locada no Velho Oeste americano. Sucesso também em sua estreia nos Estados Unidos. Essa foi a primeira encomenda feita pelo Metropolitan Opera em sua história. Alguma resistência do público europeu por causa das referências americanas. Mas ainda hoje é bastante encenada. https://youtu.be/tJSAB7nwQ7A

 La rondine - Originalmente pensada como uma operetta, um gênero mais leve de ópera, com muitas valsas e música dita ligeira, o compositor acabou revisando várias vezes até o formato de ópera como a conhecemos hoje em dia. Uma história de amor linda, com a renúncia final da heroína. Como é uma história sem tintas fortes, ela acabou ficando relegada a segundo plano. Mas ainda assim encenada até hoje. https://youtu.be/NYFdijO0yTE (não encontrei uma versão encenada)

 Il trittico: Il tabarro, Suor Angelica e Gianni Schicchi - A proposta foi montar um espetáculo com três óperas de um ato com as três principais características do teatro grego: Um drama, uma tragédia e uma comédia. Il tabarro, o drama, história de um assassinato passional provocado por ciúme doentio. A tragédia, Suor Angelica, a história de uma mãe solteira que se separa do filho e vai para um convento e recebe a notícia da morte deste. Gianni Schicchi, uma comédia baseada em uma história da Divina Comédia de Dante Alighieri. Muitas vezes encenadas também em separado. A comédia é a mais executada delas hoje em dia. https://youtu.be/q_Sm5wePw-0, https://youtu.be/5L0lEPIYiY0, https://youtu.be/0Go1_9Zdo9k

 Turandot, sua última e mais ambiciosa obra, foi deixada inacabada pelo compositor que morreu antes de terminar. Baseada em uma peça de Carlo Gozzi, Turandot foi terminada pelo compositor Franco Alfano, baseada em rascunhos de Puccini. Uma história fantástica que se passa em um tempo fictício na antiga China. Uma história de amor, de enigmas, fascinante. Puccini incorporou temas asiáticos e usou uma orquestração extremamente moderna. Mesclou tudo isso com trechos de intenso lirísmo, com arias lindíssimas que são extremamente populares hoje em dia. https://youtu.be/dyZHi-yVESQ (encenada na China)

 A facilidade de criar melodias bonitas e inesquecíveis, aliados a um talento profundo para a criação de atmosferas e um conhecimento profundo da voz humana e da orquestra fez com sua obra seja quase que integralmente executada até hoje.

 Saudações Musicais

Mto. Luís Gustavo Petri

Página Inicial

 

Todos os jornais PDF

 

Compêndios (PDF):
- Vale do Paraíba Paulista
- Região Serrana da Mantiqueira
- Litoral Norte Paulista
- Região Bragantina
- Região Alto do Tietê
- Manual Ecológico

- Relatório COP21 (Inglês) - Paris 2015/30

 

Matérias Fixas

- Turismo no Est. de São Paulo
- Cone Leste Paulista
- Região Metropolitana de São Paulo

 

Regiões/Culturas/Turismo
- Circuito das Águas
- Circuito Alto Paraíba
- Circuito Mantiqueira
- Costa Verde
- Caminhos do Tietê
- Rota da Fé
- Rota dos Bandeirantes
- Turismo Rural
- Vale Histórico
- Festas e Festivais
- Cortejos
- Danças
- Romarias
- Música de Raiz Vale do Paraíba
- Folguedos

 

Biblioteca de Projetos

 

Gazeta Valeparaibana

Expediente

Redação

Administração

Redes Sociais

Facebook

Vk

Twiter

Faça a sua doação

Mensal

Anual

Recicláveis

Você Leitor

Quer ser um voluntário?

Novos autores

Fale conosco

Outras facilidades

Sua opinião

Tribuna Popular (reclamações)

Turismo