Moçambique - Outro irmão do Brasil

 

      Em outra parte do mundo, na África do lado do Oceano Índico, há um país que tem o português como um de seus principais idiomas e tem ligações históricas com o Brasil. Esse país é Moçambique.

      Você sabia que em Moçambique, o português do Brasil tem se popularizado nos últimos anos? Mas aqui no Brasil pouca gente se interessa por Moçambique, é um país desconhecido em terras brasileiras. Os portugueses chegaram naquela região no século 15, quando Vasco da Gama ia para a Índia. As exportações de Moçambique para o Brasil eram principalmente mão de obra escrava. Depois da independência do Brasil, Angola e Moçambique passaram a ter maior importância econômica para Lisboa. Nos últimos anos, o Brasil foi um dos países que mais investiram em Moçambique. E fez alguns investimentos agrícolas junto com o Japão, em parceria.

       Nos últimos anos, assim como Angola, Moçambique também teve grande crescimento econômico e comercial no mundo, e é também um dos países emergentes na África. Mas infelizmente, no aspecto político, Moçambique tem tido problemas de instabilidade. É um Estado político novo no cenário mundial, se tornou independente em 1975, passou por guerra civil.  Os principais partidos políticos de Moçambique são a FRELIMO e a RENAMO.  Moçambique é uma República Semipresidencialista, é dividido em 10 províncias e capital Maputo, cujos governadores são escolhidos e nomeados pelo presidente da República, não são eleitos pelo povo como no Brasil. Lá, o Estado é unitário, não é federal. Moçambique não é dividido em estados. O Parlamento moçambicano é unicameral, tem uma Assembleia Nacional composta por 250 deputados mas, não tem um Senado. A moeda de Moçambique é chamada Metical.

      Moçambique é um país multicultural e transcultural. Isto quer dizer que abriga em seu território diversas culturas, com línguas, costumes e origens diferentes. As etnias nativas de Moçambique são os Macuas-Lomués, os Tongas, os Macondes, os Swahilis e os Nhanjas. Cerca de 71% dos angolanos falam português. O principal estilo musical moçambicano é a Marrabenta. As festas tradicionais moçambicanas são a Feima e o Folguedo de Moçambique. Cerca de 24% da população é católica romana, e cerca de 22% da população é evangélica e 20% é muçulmana. Cerca de metade da população segue crenças tradicionais africanas. Os principais canais de televisão em Moçambique são a TVM (Televisão de Moçambique) e a TIM (Televisão Independente de Moçambique).

      É outro país que, no aspecto geopolítico e geoeconômico, é um aliado muito interessante para o Brasil, mas a maioria dos brasileiros não percebe.       

 

João Paulo E. Barros

Página Inicial

 

Todos os jornais PDF

 

Compêndios (PDF)
- Vale do Paraíba Paulista
- Região Serrana da Mantiqueira
- Litoral Norte Paulista
- Região Bragantina
- Região Alto do Tietê
- Manual Ecológico

- Relatório COP21 (Inglês) - Paris 2015/30

 

Matérias Fixas

- Turismo no Est. de São Paulo
- Cone Leste Paulista
- Região Metropolitana de São Paulo

 

Regiões/Culturas/Turismo
- Circuito das Águas
- Circuito Alto Paraíba
- Circuito Mantiqueira
- Costa Verde
- Caminhos do Tietê
- Rota da Fé
- Rota dos Bandeirantes
- Turismo Rural
- Vale Histórico
- Festas e Festivais
- Cortejos
- Danças
- Romarias
- Música de Raiz Vale do Paraíba
- Folguedos

 

Biblioteca de Projetos

 

Gazeta Valeparaibana

Expediente

Redação

Administração

Redes Sociais

Facebook

Vk

Twiter

Faça a sua doação

Mensal

Anual

Recicláveis

Você Leitor

Quer ser um voluntário?

Novos autores

Fale conosco

Outras facilidades

Sua opinião

Tribuna Popular (reclamações)

Turismo