HOME Turismo Folguedos Sumulas & Leis Novos Autores Voluntários Fale Conosco COLUNISTAS CONTRIBUA
Gazeta Valeparaibana

"Analfabeto não é aquele que não aprendeu a ler. Analfabeto é aquele que aprendeu a

ler e não lê."

Mário Quintana

Onde estamos: São José dos Campos - SP - Brasil

 

Mais roteiros

 

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

 

Circuito Caminhos do Tietê

 

Circuito das Frutas

 

Circuito das águas

Águas de Lindóia

Amparo

Lindóia

Monte Alegre do Sul

Serra Negra

Socorro

Campos do Jordão

Santo António do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Boa Viagem

 

 

Circuito Costa Verde - Litoral Norte

 

Bertioga, foi onde começou o Litoral Norte Paulista. Sua história é o berço onde nasceu

este maravilhoso pedaço que o Cone Leste Paulista tem orgulho em apresentar e mostrar. História, belezas naturais imensuráveis e sobretudo uma população que sabe preservar

sua cultura e suas tradições.

 

Ilha Bela, é um paraíso dentro do Oceano Atlântico. Com algumas de suas praias absolutamente virgens e somente acessíveis a pé por suas trilhas seculares, é habitada à milhares de anos, muito antes dos portugueses ou de qualquer povo do chamado novo mundo. Ilha Bela é cultura, é tradição é um santuário ecológico.

 

Lendas sobre piratas, tesouros escondidos e navios submersos, são abundantes; é conhecida como a Capital da Vela. Consta que cerca de 100 embarcações naufragaram ao redor da Ilha. Rota de navios rumo ao Litoral Sul Brasileiro, por motivos até agora ainda não bem explicados, as bússolas não funcionam corretamente e as tempestades sempre foram constantes, muitas vidas ali foram ceifadas e hoje os cascos dos navios forma mos mais belos arrecifes de todo o Litoral Brasileiro. No ano de 1977, Ilha Bela viu transformado todo o seu território em "Parque Estadual", e declarada reserva da Biosfera pela UNESCO, garantindo-se assim a preservação das ultimas reservas, praticamente virgens, da Mata Atlântica.

 

Caraguatatuba, é a porta de entrada da maioria dos turistas para o Litoral Norte Paulista.

Com uma população fixa de quase 100 mil habitantes, é o maior município do Litoral Norte. Assim como todas as cidades do Litoral Norte Paulista conta com uma boa estrutura de apoio ao turista, com ótimos hotéis e restaurantes.

 

O município possui largas avenidas à beira-mar, calçadões, ciclovias., quiosques que oferecem ótimos petiscos e diversão. Sua história é muito bonita e passou por grandes dificuldades, no entanto, seu povo soube se reerguer e tornar sua cidade a mais importante do Litoral Norte.

 

São Sebastião, é outra cidade do Litoral Norte Paulista.  Recebeu seu nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião, Hoje Ilha Bela, a expedição de Américo Vespúcio, no dia 20 de Janeiro de 1502. O município de São Sebastião tem sete quarteirões e vários outros edifícios históricos tombados pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, e Arquitetônico do Estado de São Paulo), desde o ano de 1969.

 

Entre as construções mais importante sob o ponto de vista histórico estão a Igreja Matriz, a Casa da Câmara, a Cadeia e a Casa Esperança. São Sebastião tem uma população fixa estimada em 48.596 habitantes e uma área de 401 km2 de território montanhoso, coberto pela Mata Atlântica; uma costa marítima de mais de 100 km, onde incorpora mais de 30 praias. Suas trilhas e cachoeiras, são o ponto principal dos turistas que nela procuram aventura e paz.

 

Ubatuba, A palavra Ubatuba significa na língua tupy, muitas canoas, que os indígenas usaram, na luta contra os portugueses no inicio da colonização. Este ponto do litoral serviu como ponto de reunião, dos povos indígenas, que para lá se dirigiam muitos deles em canoas, além de outros, em numero menor, a pé. Assim, a baía de Ubatuba, sempre cheia de muitas canoas, chamou a atenção dos Íncolas da Aldeia de Iperoig, tendo resultado na exclamação "Ubá-Tubal" que traduzido formou a palavra Ubatuba.. Ubatuba reúne todas as condições para a prática de esportes marítimos e terrestres. Ubatuba também tem uma enorme diversidade de praias, trilhas, cachoeiras e locais propícios para a prática da pesca em todas as suas modalidades. Também, por suas baías abrigadas, tem diversas marinas e é preferida pelos iatistas que  ali encontram um porto seguro, para suas embarcações. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Ubatuba possui 92 praias no continente e mais dez praias espalhadas pelas Ilhas de Maranduba, Anchieta, Couves, Porcos, Promirim e muitas outras, Ilhotas e Lages.

 

O Leitor encontrará, muito mais dados sobre história, praias, Ilhas, trilhas e cachoeiras no Compêndio "Litoral Norte Paulista", disponível na "Nossa Biblioteca". 

 

Informar para educar - Educar para formar - Formar para transformar

PRIVACIDADE

TODOS OS DIRETITOS RESERVADOS GAZETAVALEPARAIBANA-2007