HOME Turismo Folguedos Sumulas & Leis Novos Autores Voluntários Fale Conosco COLUNISTAS CONTRIBUA

Gazeta Valeparaibana

"Analfabeto não é aquele que não aprendeu a ler. Analfabeto é aquele que aprendeu a

ler e não lê."

Mário Quintana

Onde estamos: São José dos Campos - SP - Brasil

COMPÊNDIOS (Manuais sobre dados e atrações de todas as cidades de cada Região)

Clique na imagem para abrir a revista.

Volume 1

Descrição:

“ Não têm conta entre nós os pedagogos da prosperidade que, apegando-se
a certas soluções onde, na melhor das hipóteses, se abrigam verdades parciais, transformam-nas em requisito obrigatório e único de todo o progresso. É bem característico, para citar um exemplo, o que ocorre com a miragem da alfabetização do povo. ” (Sérgio Buarque de Holanda.—Raízes do Brasil)
Tão antigo questionamento, quanto atual, em mais de um século de sucessivas ações com a finalidade de Educar o Brasil, esta afirmativa nos leva a repensar as metas e formas do que é Educar mas, certamente, ensinar o “Bê-A-Bá” com certeza, não deverá ser o único objetivo, com a única finalidade de elevar índices e mostrar para o Mundo que o Brasil é um País com um nível de educação social e cívica elevado. Educar é além de tudo formar.

Volume 2

Descrição:

O Litoral Norte Paulista é uma faixa litorânea de 151 quilômetros que se estende da cidade de Bertioga até à cidade de Ubatuba. É constituído de 184 praias e muitas ilhas, ilhotas e lages ao longo de toda a sua costa.

A costa do Litoral Norte Paulista é ladeada de um lado pelo Oceano Atlântico e do outro pela Serra do Mar e pela Mata Atlântica.

Suas ilhas, a maioria delas preservadas, e de difícil acesso, são considerados belos cartões postais.

Têm em seus anais, muita história do Brasil, lendas e, no passado, em algumas delas foram protagonistas de muito intercâmbio comercial.

 

Volume 3

Descrição:

A Serra da Mantiqueira é o mais importante maciço montanhoso do Brasil e se espalha pelas divisas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Possui uma linha de cumes mais elevada que se inicia próximo à cidade de Bragança Paulista, na Região Bragantina do Estado de São Paulo, seguindo na direção norte-nordeste, delineando as divisas dos três Estados até à região do Parque Nacional de Itatiaia ( ver compendio Vale do Paraíba Paulista ) e daí continuando dentro do Estado de Minas Gerais até à cidade de Barbacena, numa extensão de aproximadamente 500 km, desde a cidade paulista. Desta estrutura mais elevada ela desce em direção ao Sul do Estado de Minas Gerais, formando uma série de montanhas e planaltos elevados. Nela encontramos, vários picos com mais de 2.000 metros de altitude, sendo que três deles estão entre os mais elevados do Brasil. A Serra da Mantiqueira, por sua exuberante fauna e flora, por suas características climáticas e pelo elevado estado de conservação ambiental, é considerada uma das mais belas paisagens naturais do Brasil.

Volume 4

Descrição:

A Região Bragantina, cujo nome tem sua origem no nome de uma de suas cidades,
a Cidade de Bragança Paulista, abrange 16 municípios, cuja economia local é marcada pela diversidade, merecendo especial destaque o agronegócio, a indústria
e o turismo. Sua localização situada no triângulo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, perto, e com uma ótima infraestrutura rodoviária, da mega metrópole de São
Paulo, e das cidades de Campinas, São José dos Campos e outras do Sul do Estado
de Minas Gerais, ajuda de forma expressiva no progresso social e econômico. Na região de Bragança Paulista, a produção de leite, gado de corte, suínos e equinos são as principais atividades pecuárias. Na área industrial, o município já conta com cerca de 500 indústrias de diversos e variados segmentos, que vão desde o alimentício, farmacêutico, metalúrgico, olarias, plásticos, químicos, têxteis e eletroeletrônicos, entre outros.

Descrição:

A Região do Alto Tietê - setor cabeceiras - (ou simplesmente Alto Tietê), é a denominação aplicada aos municípios da Microrregião de Mogi das Cruzes e da Microrregião de Guarulhos.
A Região recebe esse nome em virtude da localização geográfica das cidades e por o rio, que lhe dá o nome, “Rio Tietê”, nascer na cidade de Salesópolis e percorrer a maior parte desses municípios, antes de chegar à Capital do Estado, São Paulo.
O Alto Tietê possui uma produção variada e riquíssima, indo desde artigos manufaturados até verduras, legumes e flores, passando pela água que abastece milhares de pessoas nas cidades da região e na Zona Leste da mega
metrópole São Paulo.
Na região encontramos polos industriais e Estâncias Turísticas, além de uma história riquíssima, tendo sido traçado o destino desta região

Planta Brasil

 

 

Descrição:

Ecologia não é uma palavra complicada. Vem do dicionário Grego e significa “estudo da casa”.
No entanto, ela não trata somente ou propriamente da nossa casa, de nosso quintal. O sentido dado à palavra é muito mais abrangente; “cuidar do planeta” cuidar da casa de todos. E quando se fala em todos se fala em todos os seres vivos, do reino animal, vegetal, da água, da atmosfera, etc...
Assim, vamos ter como “Ecologia”, o ESTUDO DO MUNDO.
Porque Estudo do Mundo?
Porque tudo o que fazemos ou aquilo com que mexemos tem de ser estudado, pesquisado, e por fim respeitado. Pesquisar ou estudar é a mesma coisa que investigar. Assim, o estudo do mundo compreende a investigação, ou seja, a
verificação de como anda o mundo, como ele se formou e como está se comportando, nos dias atuais.
O que entendemos como mundo?
É a nossa casa, a casa dos vizinhos, a casa de nossos parentes, perto ou distante. É também a casa dos amigos, outros países e continente; Estados Unidos, Europa, África, Japão, etc... O mundo conhecido por nós é o planeta Terra, onde vivem homens, mulheres e animais de todas as raças, além de insetos, flores, árvore dentro de seus respectivos ecossistemas. Ou seja, suas casas.

Informar para educar - Educar para formar - Formar para transformar

PRIVACIDADE

TODOS OS DIRETITOS RESERVADOSGAZETAVALEPARAIBANA-2007