HOME

Circuito das águas

O que é água mineral?

Águas de Lindóia

Amparo

Monte Alegre do Sul

Serra Negra

Socorro

Campos do Jordão

Santo António do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Escolha seu roteiro

 

Circuito do Alto Paraíba

 

Circuito Serra da Mantiqueira

     

Circuito Rota da Fé

 

Circuito Vale Histórico

 

Circuito Costa Verde

 

Circuito das Águas

 

Circuito Turismo Rural

 

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

 

Circuito Caminhos do Tietê

 

Circuito das Frutas

 

 

Circuito Paulista das Águas na Serra da Mantiqueira

 

Quase no finalzinho da Serra da Mantiqueira, no noroeste do Estado de São Paulo, serra esta, cujo nome tem sua origem indígena "Mann + Tiqueira" que no tupy significa "Águas que vertem" o que não deixa de ser uma realidade, pois nela existem inúmeras nascentes de água, rios e riachos. Assim, abriga. também. numerosas fontes de águas minerais, não só no noroeste do Estado, como inclusive na parte Leste, na Região Serrana da Mantiqueira.

 

Na parte Noroeste do Estado, cidades como Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro já têm o seu nome ligado a água mineral. No entanto, outras cidades apresentam fontes naturais de grande qualidade, tais como São Bento do Sapucaí, Santo António do Pinhal, Campos do Jordão, entre outras, na parte Leste do Estado, ao sul de Minas Gerais, fazendo divisa com o Vale do Paraíba Paulista.

 

Águas de Lindóia é a cidade mais conhecida que tem seu nome ligado a águas termais, descobertas no ano de 1916 pelo médico italiano, Dr. Francisco Tozzi, e que levou seu nome a todas as partes do mundo.
 

A poucos quilômetros de Águas de Lindóia encontramos Lindóia, outra cidade conhecida por suas termas e por suas águas minerais que levaram seu nome a todo o país. Lá podemos assistir ao processo de engarrafamento da água mineral que leva o seu nome, além de conhecer sua região rica em natureza.

 

Mais à frente, encontraremos Serra Negra região de muitas fonte de água naturais, distribuídas por seu território, tais como: Brunhara, Santo Agostinho, Santa Luzia, São Luiz e Nossa Senhora de Lourdes, que se têm como as mais procuradas.

 

Monte Alegre do Sul é a típica cidade pacata de interior e a Cachoeira Falcão é uma de suas maiores atrações, assim como a Fonte Girard, em estilo neocolonial. Outras como A Fonte Bom Jesus e a Fonte da Índia, completam seu quadro de águas medicinais.

 

As cidades de Amparo e Pedreira, recentemente incluídas no circuito, também oferecem ótimas fontes e atrações. Entre as duas cidades localiza-se a "Reserva Ecológica Mundão das Trilhas", onde é possível navegar pelo Rio Camanducaia e conhecer antigas trincheiras e trilhas da revolução de 1932. A cidade também nos apresenta muita história.

 

Mais a Oeste situa-se Jaguariúna, tem na pesca um de seus maiores atrativos, que possui diversos pesqueiros de ótima qualidade, formados por lagos de minas naturais.

 

Depois, já na Região Serrana da Mantiqueira encontramos, Gonçalves (MG), Campos do Jordão, Santo António do Pinhal, São Bento do Sapucaí, entre outras no pé da Serra, cujo clima e atrações são imperdíveis.

 

Clicando no menu lateral poderemos obter dados mais completos de cada cidade e, maiores detalhes sobre suas águas e suas principais atrações.