Contribua com a educação Anuncie veja o mídia                 Erros -Comunique-nos por favor                  Atualização: 01-09-2017

Turismo Regional

Onde estou> HOME

São José dos Campos - SP - Brasil

 

HOME       

 

VOLTAR PARA TURISMO

 

Escolha seu roteiro

 

Circuito do Alto Paraíba

 

Circuito Serra da Mantiqueira

     

Circuito Rota da Fé

 

Circuito Vale Histórico

 

Circuito Costa Verde

 

Circuito das Águas

 

Circuito Turismo Rural

 

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

 

Circuito Caminhos do Tietê

 

Circuito das Frutas

Águas de Lindóia

Amparo

Lindóia

Monte Alegre do Sul

Serra Negra

Socorro

Campos do Jordão

Santo António do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Boa Viagem

 

Alto Paraíba

 

Ás margens da Rodovia Presidente Eurico Gaspar Dutra, as cidades de Jacareí, São José dos Campos , Caçapava e Taubaté, concentram a maior parte das industrias do Vale do Paraíba, sobressaindo-se entre elas as de alta tecnologia. Isto se deve à presença de muitas e importantes instituições de ensino, como o ITA - Instituto de Pesquisas Aeroespaciais, o CTA - Centro Tecnológico da Aeronáutica, além de Faculdades e Escolas de Ensino Profissionalizante.


No entanto, estas cidades e esta região oferecem muito mais que tecnologia de ponta.
Jacareí, por exemplo,  é conhecida como "A Capital da Cerveja" pela produção diária de suas fábricas o que as coloca como as maiores da América Latina. Nesta cidade também podem ser apreciadas algumas igrejas bem antigas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1654, e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de 1855. Outros atrativos são o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e o Parque dos Eucaliptos.


São José dos Campos, de um antigo povoamento jesuíta, instalado na região em meados do século XVII, atualmente a cidade conta com mais de 600 mil habitantes, com ótimas áreas de lazer e locais históricos. O Museu Aeroespacial Brasileiro, que conta com um acervo com maquetes de diversas aeronaves de produção nacional, réplicas de foguetes, aviões e mísseis de uso das Forças Armadas; O Parque Burle Max, mais conhecido como Parque da Cidade, abriga parte do antigo Complexo Fabril da Tecelagem Paraíba; dentro do parque encontra-se a Fundação Cassiano Ricardo, a Secretaria do Meio Ambiente, entre outros órgãos e departamentos públicos e, o  Museu do Folclore que em seu acervo possui uma biblioteca completa de livros e vídeos sobre folclore, documentação diversa em vídeos, fotos e gravações de manifestações populares, festas cívicas, religiosas, entre outras. Além disso, na cidade da tecnologia, construções históricas, Igrejas e outros patrimônios históricos também se fazem presentes e preservados.


Pertencendo a São José dos Campos, o Distrito de São Francisco Xavier, com seus 322 km2 de área, convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes, cuja culminância é o Pico do Selado, com seus 2.082 metros de altitude, de onde, em seu cume podem ser avistadas diversas cidades vizinhas numa composição harmoniosa de montanhas e vales. Possui várias trilhas para caminhadas, montam-bik, rompa para vôo-livre, entre outros esportes radicais, indo até à prática de canoagem em seus rios e córregos.
Caçapava é uma pacata cidade, típica do interior, localizada entre São José dos Campos e Taubaté, a cidade passou pelo Ciclo do Café como suas vizinhas, mas, ao contrário das mesmas, não evoluiu de forma proporcional, quando da construção da Rodovia Presidente Dutra, preferindo conservar seu jeito pequeno e o clima de cidade rural, que tanto agrada a quem visita e a seus moradores.


Taubaté é a cidade natal do escritor Monteiro Lobato e foi um importante reduto Bandeirante nos séculos XVII e XVIII, de onde partiram expedições que levaram à implantação de diversas cidades no Vale do Paraíba e na Região Serrana da Mantiqueira, rumando à Minas gerais. Um dos principais pontos turísticos da cidade, é a estátua do Cristo redentor com treze metros de altura, a Catedral de São Francisco das Chagas, o Museu da Imigração Italiana, o Museu de História Natural. Também, o Parque Municipal do Vale do Itaim, vale a pena ser visitado, apresentando atrações tais como artesanatos regionais (Figueiras) o mirante e um bom restaurante.
 

A única possibilidade de nos eternizamos nesta frágil vida, é plantando boas sementes.

É a melhor herança que deixamos!  

GOSTOU? Chame os seus amigos para se juntarem a nós! Tweetar  

Projeto iniciado em 2007 - Ultima atualização geral em 01.01.2017
Protocolizado sob o nº. 27.616 em 04/12/2009 e registrado em microfilme sob o nº. 18.112 em 15/12/2009 - 1º Cartório Registro S.J.C. - SP

Copyright©Gazeta Valeparaibana