HOME Turismo Folguedos Sumulas & Leis Novos Autores Voluntários Fale Conosco COLUNISTAS CONTRIBUA
Gazeta Valeparaibana

"Analfabeto não é aquele que não aprendeu a ler. Analfabeto é aquele que aprendeu a

ler e não lê."

Mário Quintana

Onde estamos: São José dos Campos - SP - Brasil

 

Circuito das Águas

 

Mais águas minerais

Santo António do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Mais roteiros

Circuito Turismo Rural

 

Circuito Roteiro dos Bandeirantes

 

Circuito Caminhos do Tietê

 

Circuito das Frutas

Boa Viagem

 

Campos do Jordão

Turismo e muita saúde

Campos do Jordão é uma aconchegante cidade com a maior altitude do Brasil, 1630 metros. Distante a 170 km de São Paulo, é a estância climática chamada de Suíça Brasileira. Sua arquitetura de influência europeia e seu clima frio atrai turistas durante todo ano, principalmente durante o inverno no mês de julho, quando acontece o Festival de Inverno, um importante festival internacional de música erudita.

O pinheiro é a árvore-símbolo de Campos do Jordão. Repleta de Araucárias, Campos do Jordão tem parques e jardins por toda cidade. No Palácio Boa Vista está um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo. Tem ainda o Museu Casa da Xilogravura - o maior no Brasil e o Museu Felícia Leirner que expõe esculturas a céu aberto.

Uma das delícias de Campos do Jordão é o chocolate. O Museu do Chocolate e a Fábrica do Chocolate Araucária, é uma atração a parte. Outras opções são os passeios de charretes, trenzinho, no teleférico, arvorismo, passeio no Jardim Botânico e degustar chocolate quente nas cafeterias.

Campos do Jordão surgiu em 1771 quando Inácio Caetano fundou a Fazenda Bom Sucesso ao receber uma carta de sesmaria do Governador da capitania de São Paulo. Narra a lenda de que era muito sovina e teria enterrado três barricas de ouro perto dos pinheiros. Até hoje ainda procuram pelas barricas.

Inacio Caetano morreu em 1823 sem revelar o local e seus herdeiros venderam as terras para o Brigadeiro Manoel Jordão. Daí vem o nome de Campos do Jordão. Depois de sua morte os herdeiros venderam porções da terra e um dos proprietários instalou uma vendinha e montou uma pensão para forasteiros, levantou uma igreja e uma escola, e Campos do Jordão passou a crescer.

Em 1911 os médicos Emilio Ribas e Victor Godinho instalaram a Vila Sanitária e muitas pessoas

foram curadas de problemas pulmonares, graças ao clima da região. Além de sua famosa malharia, conhecida no mundo todo, o seu chocolate caseiro, seus doces e compotas, as peças

de madeira dos seus majestosos pinheirais, suas águas minerais correm das fontes mais puras do planeta.

 

Mas a sua maior matéria-prima, porém, é aquela que exporta, generosamente, sem retorno

de divisas: o ar puro que cura e dá a saúde.

 

Informar para educar - Educar para formar - Formar para transformar

PRIVACIDADE

TODOS OS DIRETITOS RESERVADOS GAZETAVALEPARAIBANA-2007